O superaquecimento dos celulares é uma preocupação comum e pode afetar o desempenho e a vida útil dos smartphones sendo muito importante saber como evitar que o celular Samsung esquente. Desta forma, é importante estar ciente das situações que podem levar ao superaquecimento e das precauções necessárias para evitar danos. Assim, o texto a seguir discute as situações em que um aparelho pode superaquecer e fornece orientações sobre como lidar com essas situações, além de precauções relacionadas ao ambiente de operação. Por fim, seguindo essas recomendações, é possível minimizar os riscos associados ao superaquecimento e garantir um uso seguro e eficiente do dispositivo.
Celular Samsung aquecendo durante o processo de carregamento:
Durante o carregamento sem fio ou carregamento rápido, é normal que o dispositivo e o carregador fiquem mais quentes ao toque. Isso não afeta o desempenho ou a vida útil do dispositivo e está dentro dos limites normais de operação. Desta forma, caso a bateria aqueça muito, a velocidade de carregamento pode diminuir ou o carregador pode interromper o processo.
Solução se o celular estiver aquecendo durante a carga
- Desconecte o carregador do dispositivo e feche todos os aplicativos em execução.
- Aguarde o dispositivo esfriar e, em seguida, recomece o processo de carregamento.
- Se a parte inferior do dispositivo estiver aquecendo, pode ser um sinal de que o cabo USB está danificado. Substitua-o por um novo cabo USB aprovado pela Samsung.
Celular aquecendo durante o uso
Ao utilizar funções ou aplicativos que exigem maior consumo de energia, é normal que o dispositivo aqueça temporariamente devido à alta demanda da bateria. Nesses casos, feche todos os aplicativos em execução e evite usar o dispositivo por um tempo. A seguir estão alguns exemplos de situações em que o dispositivo pode superaquecer. No entanto, observe que esses exemplos podem não se aplicar ao seu modelo específico:
Durante a configuração inicial após a compra ou ao restaurar os dados.
- Ao baixar arquivos extensos.
- Ao usar aplicativos que demandam mais energia ou utilizá-los por longos períodos:
- Jogar jogos com alta resolução por longos períodos.
- Gravar vídeos por longos períodos.
- Transmitir vídeos enquanto o brilho da tela está no máximo.
- Conectar o dispositivo a uma TV.
- É importante seguir essas recomendações para evitar danos ao dispositivo devido ao superaquecimento.
Ao realizar várias tarefas simultaneamente (ou executar vários aplicativos em segundo plano):
- Ao utilizar a função de Múltiplas janelas.
- Ao atualizar ou instalar aplicativos enquanto grava vídeos.
- Ao baixar arquivos extensos durante uma videochamada.
- Ao filmar enquanto utiliza um aplicativo de navegação.
- Ao utilizar grandes quantidades de dados para sincronização com a nuvem, e-mail ou outras contas.
- Ao utilizar um aplicativo de navegação em um veículo sob exposição direta à luz solar.
- Ao utilizar a função Roteador Wi-Fi ou Ancoragem.
- Ao utilizar o dispositivo em áreas com sinal fraco ou sem recepção de sinal.
- Ao carregar a bateria com um cabo USB danificado.
- Quando o conector multifuncional do dispositivo estiver danificado ou exposto a materiais estranhos, como líquidos, poeira, pó metálico e grafite.
- Quando estiver em roaming.
O melhor celular da Samsung em 2023
Resolvendo o problema do dispositivo aquecer
- Mantenha o dispositivo atualizado com o software mais recente.
- Reinicie o dispositivo, pois incompatibilidades entre os aplicativos em execução podem causar o superaquecimento.
- Desative as funções Wi-Fi, GPS e Bluetooth quando não estiverem sendo utilizadas.
- Feche os aplicativos que consomem muita bateria ou estão sendo executados em segundo plano quando não estão em uso.
- Exclua arquivos desnecessários ou aplicativos não utilizados.
- Reduza o brilho da tela.
- Se o dispositivo continuar a superaquecer por longos períodos, evite usá-lo por um tempo.
- Se o problema persistir, entre em contato com um Centro de Serviço Samsung.
Medidas de precaução para evitar o superaquecimento do Samsung
Se você começar a sentir desconforto devido ao superaquecimento do dispositivo, pare de usá-lo. Pois, quando o dispositivo superaquece, suas funções e desempenho podem ser limitados, ou o dispositivo pode desligar para resfriar. No entanto, essa função está disponível apenas em modelos específicos suportados.
- Se o dispositivo superaquecer e atingir uma temperatura específica, uma mensagem de advertência será exibida para evitar falhas no dispositivo, irritações na pele, ferimentos e vazamentos da bateria. Logo, para reduzir a temperatura do dispositivo, o brilho da tela e a velocidade do desempenho serão limitados, e o carregamento da bateria será interrompido. Por fim, os aplicativos em execução serão encerrados, e as chamadas e outras funções serão limitadas, exceto as chamadas de emergência, até que o dispositivo esfrie.
- Se uma segunda mensagem aparecer devido a um aumento adicional na temperatura do dispositivo, ele se desligará. Não utilize o dispositivo até que sua temperatura diminua abaixo do nível especificado. Se a segunda mensagem de aviso aparecer durante uma chamada de emergência, a chamada não será encerrada por um desligamento forçado.
Precauções para o ambiente de operação
Seu dispositivo pode aquecer devido às condições ambientais a seguir. Tenha cuidado para evitar encurtar a vida útil da bateria, danificar o dispositivo ou causar incêndios.
- Não utilize ou armazene o dispositivo em locais muito quentes ou muito frios.
- Evite expor o dispositivo à luz solar direta por longos períodos.
- Não utilize ou armazene o dispositivo por períodos prolongados em áreas muito quentes, como dentro de um carro durante o verão.
- Evite colocar o dispositivo em superfícies que possam superaquecer, como objetos térmicos (tapetes, colchões, cobertores, etc.).
- Não utilize ou armazene o dispositivo próximo a aquecedores, micro-ondas, equipamentos de cozinha ou recipientes de alta pressão.
- Não utilize cabos desencapados ou danificados, nem utilize carregadores ou baterias que estejam danificados ou apresentem mau funcionamento.
Vale ressaltar que é importante considerar o ambiente de operação do aparelho, evitando exposição a condições extremas de temperatura e protegendo-o de materiais estranhos que possam obstruir o funcionamento adequado. Assim, ao tomar essas medidas preventivas, podemos evitar danos ao dispositivo, irritações na pele e possíveis incidentes como vazamento de bateria ou incêndios. Portanto, estar ciente das situações que podem levar ao superaquecimento do aparelho e seguir as precauções recomendadas, podemos desfrutar de um uso seguro e eficiente de nossos dispositivos eletrônicos, prolongando sua vida útil e evitando quaisquer inconvenientes ou riscos associados ao superaquecimento.